Sorteio do Bolicho

SORTEIO DE UM POTRO CRIOULO

Patrocínio: BOLICHO DE PELOTAS

O site

    BOLICHO: no Rio Grande do Sul é o mesmo que Boteco, Armazém ou Venda.

 

    Local simples, bem rústico, onde tinha de tudo um pouco, mercadorias diversas como: Rapadura, Querosene, Peças de Tecido, Cachaça, Açúcar,  Arame, Pregos e Ferramentas em Geral.

    O Bolicho geralmente se localizava a beira da estrada principal,  e era  ponto de encontro de peões para tomar uma boa canha no balcão ou um chimarrão, acompanhando um jogo de truco ou jogando uma conversa fora. Em alguns finais de semana tinha uma boa carreira de cancha reta que juntava a peonada para fazer apostas e comer um pastel de campanha ou uma roda de carreta, fritos na hora.

    Os Bolichos de Campanha surgiram da necessidade destas regiões mais longínquas do Rio Grande do Sul  poderem fazer o comércio ou a Troca de produtos coloniais por mercadorias Industrializadas (como tecidos, louças, ferramentas...)produzidos nos centros urbanos.

    Muitos Bolichos tinham o papel até de Banco, emprestando pequenas quantias em dinheiro e vendendo mercadorias no sistema de cadernetas, o pagamento era feito ao final da colheita ou ainda no sistema de Escambo (Troca: muito comum antigamente), recebendo gado, cavalos, ovelhas e grãos como pagamento.

    Resumindo BOLICHO é um local de Comércio onde vendedor  e comprador  firmam o negócio sem burocracia de forma rápida e direta.

 

    Agradecimento especial ao Artista Plástico Marciano Schmitz, por sua gentileza em permitir a utilização de sua Obra. Nos brindando com belas paisagens e cenas típicas do Rio Grande do Sul. 

2012 © Bolicho de Pelotas - Todos os direitos reservados